Concurso Mural Templuz 2017

Inscrições encerradas

A arte tem o potencial de emocionar mesmo quando a pessoa não espera. E quando colocada em um espaço inusitado, essa possibilidade da surpresa e do repentino cresce. Para além dos museus e das galerias, diferentes formas de arte têm tomado o espaço urbano e modificado não só a paisagem das cidades, mas também a relação das pessoas com os lugares por onde transitam.

Foi pensando nisso que criamos um concurso de obras de arte contemporânea com o tema Luz e Emoção. Serão selecionadas 12 obras incluindo fotografias, aquarelas, desenhos, colagens, ilustrações etc para serem expostas na fachada da Templuz durante março de 2017 e fevereiro de 2018, sendo que cada obra ficará exposta por 30 dias.

Os interessados deverão enviar, até o dia 10 de fevereiro, o nome da obra, a imagem em baixa resolução, na proporção 32 cm (largura) x 39 cm (altura) para o e-mail projetotempluzmural@gmail.com com seu nome e telefone de contato.

Os trabalhos serão selecionados por um júri determinado pela Templuz que tem soberania de decisão na escolha dos 12 melhores projetos. O critério empregado será a avaliação estética, em especial, a composição harmoniosa entre as imagens, formas e cores que o autor utilizar, de acordo com a temática determinada, independente da técnica.

As obras escolhidas serão redimensionadas para as proporções do Mural Templuz (5,30 m x 6,5 m) por meio de plotagem e contam com equipamento apropriado de iluminação para a apreciação noturna. Não será pago nenhum valor aos participantes e, em contrapartida, os artistas selecionados terão seu trabalho exposto sem nenhuma despesa.

O resultado do processo seletivo será anunciado na segunda quinzena de fevereiro, entre os dias 25 e 28. Os artistas escolhidos serão contatados diretamente pela organização do projeto.

Sobre o Mural

Criado em 2011, o Mural Templuz busca se firmar justamente no encontro da arte com o cotidiano. Sua proposta é expor fotografias, aquarelas, desenhos, colagens e ilustrações em um paredão de grandes proporções localizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte – estima-se que cerca de 80 mil pessoas passem pela avenida todos os dias. Com isso, oferece visibilidade ao talento de artistas nacionais e internacionais, levando suas obras ao dia a dia da população e modificando a paisagem da cidade por meio da cultura.

Mais de 50 artistas já expuseram seus trabalhos no Mural Templuz, que está com processo seletivo aberto para nova temporada. Entre março de 2017 e fevereiro de 2018, serão expostas 12 obras sobre o tema Luz e Emoção, sendo que cada uma ocupará o Mural durante 30 dias. Qualquer interessado em artes visuais, amador ou profissional, pode submeter seu trabalho e não há restrições quanto às técnicas utilizadas.

Informações Importantes:

  • Não será pago nenhum valor ao participante. Da mesma forma, os artistas selecionados não terão nenhum tipo de despesa para terem seus trabalhos expostos no Mural. Toda produção, instalação e divulgação estarão sob a responsabilidade da organização do Projeto Mural Templuz, da Hiper Graphic Digital e da Hipertexto Comunicação Empresarial.
  • Poderão participar do processo seletivo artistas profissionais e amadores com mais de 18 anos, cujo trabalho seja manifestado por meio de elementos visuais, independentemente da técnica utilizada.
  • Os trabalhos já elaborados e que não tenham sido criados em meio virtual deverão ser fotografados ou escaneados em baixa resolução para envio. Caso seja escolhido, o trabalho deve ser escaneado em alta resolução, obedecendo sempre à proporção 6x5 para evitar cortes na obra durante a plotagem.

Em caso de dúvida, use o formulário de comunicação abaixo.

Realização

O Mural Templuz é um projeto da Templuz, empresa pertencente ao Grupo Loja Elétrica, maior conglomerado no segmento de material elétrico e telecomunicações no Brasil. A Templuz dedica-se à integração de tecnologias disponíveis para o conforto e bem-estar das pessoas, com foco em iluminação decorativa, iluminação técnica e sistemas de automação.

O serviço de plotagem das obras é realizado pela Hiper Graphic Digital, parceira da Templuz no projeto.

Exposições recentes

Obras exibidas nas edições 2015 e 2016